O que é a EFT?

O EFT (Emotional Freedom Techniques) são técnicas de libertação emocional ligadas a psicologia energética. É um método terapêutico que trabalha através da linguagem verbal e opera nos terminais dos meridianos energéticos do nosso corpo.

Baseado na milenar medicina chinesa, o EFT elimina sintomas e incômodos emocionais, físicos e mentais. Este trabalho é feito através de pequenas batidinhas (tapping) nos meridianos (canais de energia) tão conhecidos na medicina chinesa e na indiana.

​As Técnicas de Liberação Emocional (EFT) são um processo de psicologia energético, desenvolvido por Gary Craig , que funciona com o sistema energético corpo-mente eliminando todo tipo de problemas emocionais, mentais, físicos e espirituais.

Comumente se o descreve como acupuntura emocional, técnicas de auto-ajuda muito poderosas para libertar medos, ansiedades, dor, bronca, adições e problemas físicos. Com estas técnicas você poderá solucionar muitos problemas rapidamente. Você a pode aplicar onde queira e não precisa ser um profissional.

Estas técnicas de auto-ajuda você a pode utilizar por si mesmo, no entanto, há alguns casos mais complexos como traumas e outros casos com os quais seria conveniente consultar a um expert.

Como funciona as técnicas de liberação emocional

Gary Craig o explica de uma maneira muito simples dizendo: estas técnicas são uma versão emocional de acupuntura sem a utilização de agulhas. Em vez de utilizar agulhas, se estimulam os pontos dos meridianos tocando com os dedos. tocar significa golpezinhos com os dedos para estimular os meridianos. A força do toque não deve ser extremamente forte, mas sim de uma maneira que se sinta confortável.

Estimulando certos pontos energéticos à pessoa se conecta com seu problema e se começa a tocar. Isto permite que a pessoa libere as emoções negativas ou a dor que esta padecendo. Em outras palavras este toque produz uma harmonização da energia corporal.

As Técnicas de Liberação Emocional (EFT) estabelece: “A causa de todas as emoções negativas é uma desarmonização do sistema energético do corpo.” Devido a que as doenças e as dores físicas obviamente estão conectadas com nossas emoções, a seguinte afirmação é provada como verdadeira: “Nossas emoções negativas não resolvidas são o maior contribuinte da maioria de nossas doenças e dores.”

Este enfoque foi estabelecido por Albert Einstein, 1920. Disse que tudo (incluindo nossos corpos) estão compostos de energia. Estas idéias foram ignoradas pela medicina tradicional e por isso as Técnicas para a Liberação Emocional (EFT) funciona onde mais nada pode se fazer.

Possíveis limitações: A EFT não é perfeita, mas pode se utilizar como uma alternativa onde nada tradicional funcionou. A idéia é integrar EFT a um tratamento tradicional e acelerar os processos de cura.

Como funciona a técnica?

O pressuposto básico do EFT : todos os sintomas físicos ou emocionais se baseiam em rupturas nos meridianos energéticos presentes no nosso corpo. Quando acontece na história de alguém uma experiência traumática há uma ruptura no fluxo energético que circula nos meridianos. O trabalho com Tapping, somado a comunicação verbal, restabelece o fluxo energético, cancelando ao mesmo tempo as emoções e os pensamentos negativos que se originaram na experiência traumática, assim como os sintomas psicossomáticos que se instalam no nosso corpo.

Por exemplo, consideremos uma pessoa tem medo de entrar numa piscina ou apresenta fobia em relação à agua. Com certeza a fobia de água está ligada a uma experiência traumática do passado, por exemplo, um pai que forçou a criança a se virar sozinha na água tentando faze-la aprender a nadar. É esta experiência traumática que tem que ser visitada em todos os seus aspectos. Todas as sensações auditivas, visuais, olfativas, cenestésicas ligadas a este evento precisam ser recuperadas e trabalhadas com o Tapping, bem como eventuais crenças e pensamentos negativos. Isso garantirá uma recuperação definitiva da fobia.

Conclusão

EFT é muito efetiva, reduz ou elimina problemas menores físicos como dor de cabeça, resfriados ou dores do corpo. Utilizou-se efetivamente para melhorar a performance com esportes, artes, vendas, negócios e lhe deu muito enfoque para ser utilizado em todo tipo de adições especialmente para emagrecer, deixar de fumar e outras mais.

As Técnicas de Liberação Emocional pode utilizar-se efetivamente em:

  • Medos / Fobias - tipo falar em público, altura, animais, dirigir, piscina, etc.

  • Traumas infantis e de acidentes, violências sexuais ou físicas

  • Autoestima, autoconfiança, sentimentos de rejeição, perseguição

  • Abandono, inferioridade

  • Dores de cabeça / enxaquecas

  • Dores físicas – parece que andam pelo corpo

  • Dores crônicas / Fadiga

  • Alergias

  • Depressão

  • Insônia

  • Ansiedade / Frustação

  • Procrastinação

  • Raiva ou mágoas

  • Relacionamentos

  • Vícios

  • Emagrecimento

  • Bloqueios criativos, que impedem de conquistar um sonho e ser próspero

  • Dor e perda

  • Problemas de relacionamento

  • Maus hábitos

  • Crenças Limitadoras

  • Bloqueios sexuais – existem mais de 50 tipos de bloqueios emocionais causadores dos bloqueios sexuais

  • Prosperidade e Abundância – existem mais de 100 tipos de bloqueios emocionais causadores da falta de prosperidade

  • Atletas – tanto para parte emocional - ansiedade, concentração, quanto para parte física - dores e lesões.

Quem deseja mais autoconhecimento, paz interior, crescimento em qualquer área.

E muitos casos mais. Além de melhorar a concentração, segurança em si mesmo, relações, auto-estima, abundância e relaxamento


O procedimento para as Técnicas de Liberação Emocional

– Defina primeiro seu problema.
– Concentre-se em uma palavra resumindo seu problema, por exemplo: ansiedade, dor nas costas, etc.
– Depois meça a intensidade do problema sobre uma escala de 0 a 10
– Repita três vezes a sua frase tocando o ponto de karate. Por exemplo, se seu tema é dor nas costas repita três vezes: Mesmo que tenho esta dor de costas, eu me amo completamente e aceito a mim mesmo.

A seqüência de toques

Realize a seqüência de toques repetindo a palavra elejida, neste caso, por exemplo: dor nas costas. E toque cada um dos pontos. 

– Sobrancelhas
– Lado do olho
– Debaixo do olho
– Debaixo do nariz
– menton
– Clavícula
– Debaixo do braço
– Acima da cabeça

 

EFT é um método terapêutico que pode ser usado na clínica ou auto aplicado e que foi criado

para eliminar as intensidades emocionais negativas que criam sintomas e incômodos, 

nos impedindo de viver com saúde, qualidade de vida, harmonia e paz interior.

 

PERGUNTAS FREQUENTES

 

1- O que são as técnicas de terapia aplicadas?

_São uma junção de práticas terapêuticas que criam poderosas mudanças positivas, que permitem você a liberar emoções ligadas a padrões de memória indesejados, crenças limitadoras, muitas das vezes ocultos pelo inconsciente. É realmente deixar o passado no passado.

 

2- O que vou sentir durante uma sessão?

_Durante a sessão, você irá descobrir o que está acontecendo dentro de sua mente para criar, manifestar e produzir os problemas que estão bloqueando suas emoções e sentimentos de fluírem. Como você se concentra nessas memórias e sentimentos, e percebendo a reação do seu corpo para emoções, imagens, sons e cheiros, serão utilizados os tappings em nove pontos de seus meridianos. Este procedimento rompe o padrão que tem sido a criação de caos no sistema nervoso central do corpo. O resultado é uma positiva mudança de mente-corpo - permitindo-lhe experimentar a paz e uma sensação de leveza.

 

3- O que faz os Tappings?

_ Tappings são leve batidinhas nos pontos meridianos que mudam as ligações emocionais que temos dentro de nós, e faz com que o cérebro recodifique-se. Ela busca as vias neurais enquanto reestrutura o cérebro e elimina as conexões neurológicas no corpo-mente.

 

4- Qual é a eficácia da terapia?

_A cura é um processo, e uma vez que cada pessoa é única e têm várias crenças e origens, cada sessão terapêutica também é única. O fator mais importante é a sua vontade de resolver o que te trava, os seus problemas de vida, em vez de fugir ou mantê-los engarrafado. Quando fazemos as pazes com o nosso passado, nós experimentamos a vida no momento - feliz, se divertindo, seguindo as nossas paixões, e desfrutando de saúde, vitalidade e liberdade.

#eft #libertaçãoemocional #desbloqueioemocional #técnicaterapêutica #técnicaenergética #terapiaemocional #tapping #efttapping